democracia, urnas, eleições, votação, votos

Começo este texto com a seguinte pergunta: O brasileiro sabe o que significa DEMOCRACIA?

Só pra nivelar a leitura, Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra Democracia tem origem no grego, demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal (Fonte: Significados.com.br).

Dada esta breve explicação e indo um pouco mais além, imagino que um povo que vive uma Democracia deveria respeitar a vontade da maioria, mesmo que essa seja contra a sua própria vontade.

Mas o brasileiro quer a Democracia que o convém. Aquela que satisfaz o seu pensamento, o seu bolso, a sua forma de enxergar o mundo. Opiniões contrárias? Nem pensar, ditadura neles.

Observamos desde ontem uma avalanche de críticas aos eleitores da Dilma. Paulistas (Aecianos) destilando seu ódio escrachado pelos nordestinos, ódio este sempre latente, que só precisa de um motivo para ser esbravejado.

Por outro lado, vimos durante toda a campanha os “Dilmetes” xingando os eleitores da oposição de “playboyzinhos”, filhinhos de papai, dentre outros.

liberdadedeexpressao_1192630785_danielpigatto_flickr_2006

Vimos um show de agressões, no qual quem perde somos todos nós, o povo. Em vez de estarmos unidos para que nosso país progrida, estamos mais preocupados em fazer valer a nossa verdade, que pensamos ser a única.

A Dilma venceu as eleições e a massa que votou nela não é burra, pelo contrário, são pessoas que viram suas vidas melhorar: puderam estudar, comer, ser atendidas perto de suas residências, etc. Ainda tem muita coisa pra ser feita, mas não é negligenciando o que de bom foi conquistado, ainda que não diretamente para cada um de nós, que esse país evolui.

Sou completamente a favor de opiniões divergentes, a Democracia se constitui exatamente disto, mas desde que sejam fundamentadas em fatos e não em emoções, ainda mais quando estas ferem e denigrem a imagem de alguém ou de um povo.

Democracia deveria incluir compaixão, respeito à opinião do outro, empatia. Mas no Brasil, Democracia parece definir apenas o que pensa um grupo homogêneo… Isso, a meu ver, é ditadura e desta eu tenho muito medo.

P.S.: Eu votei no Aécio!

P.S.2: Democracia foi usada neste texto com letra maiúscula e várias vezes, que é pra ver se a gente entende.

P.S.3: Fiquemos atentos! A qualquer ação do governo que possa distrair a nossa pátria mãe, vamos pra rua protestar, afinal, isto é uma democracia.

1 Comentário

Mais Sem categoria