Praça São Salvador, aqui o Rio chora.

Não se preocupe, o choro aqui dá gosto de ver. Tristeza só em letra de música, que, por falar em música, o Chorinho da Praça São Salvador é o que eu vou te mostrar hoje, com muito orgulho.

Chorinho na São Salvador, o que é?

A praça São Salvador reúne vários barzinhos, botecos, restaurantes, música boa e gente do bem.
Todos os dias têm movimento por lá, o pessoal compra cerveja nos bares ou no supermercado que também tem na praça e vai sentar no chafariz e bater papo. Ou fica nos bares e restaurantes e botequins curtindo o movimento. Aos sábados, tem uma roda de samba à noite que é lindo de se ver, mas eu falo dela outro dia. Hoje eu vou falar do Chorinho de Domingo.
Todo Domingo, de 11h às 13h, rola por lá uma roda de Chorinho amadora, mas só com gente profissional. Me explico, não são as mesmas pessoas todos os domingos, não há um compromisso formal, mas fato é que, no dia tradicional do almoço em família, essas senhoras, senhores, jovem e velha guarda se reúnem, às vezes mais de vinte pessoas, com seus violões, tamborins, pandeiros, flautas, cavaquinhos, bandolins, etc e nos presenteiam gratuitamente com um show de chorinho.

Praça São Salvador - Rio Bairro a bairro
Praça São Salvador – Rio Bairro a bairro

É um deleite para que gosta de música boa. Toca Vinícios de Moraes, Tom Jobim, Pixinguinha, Dolores Duran, Luiz Gonzaga, Cartola, Noel Rosa e muitos, mas muitos outros desse naipe. Precisa de mais?

Como chegar

Mapa da praça São Salvador
Mapa da praça São Salvador

A São Salvador fica na rua São Salvador, no Flamengo,e a partir do metrô do Flamengo, dá pra ir a pé. Bem redundante, né? Pra você ver como é fácil.
Desça do metrô e vá no sentido Catete (oposto à praia de Botafogo) até à rua São Salvador. Dobre à esquerda e ande na rua até ver a praça. Deve dar, ao todo, uns cinco quarteirões no máximo. Não se esqueça de observar as casinhas lindas e antiguinhas que rua São Salvador abriga. Adoro!

Pode levar a família toda

Se você mora no Rio e não sabe o que fazer com a criançada e com o marido ao mesmo tempo, ou se está aqui de férias, seja em casal, grupo de amigos, ou com a família toda, pode ir que tem diversão para todos os gostos.

Praça São Salvador - Delicinhas
Praça São Salvador – Delicinhas

 
Além dos bares, onde se pode almoçar tranquilamente pratos generosos sem nem pagar tão caro, a praça se enche de barraquinhas com quitutes preparados por aquelas pessoas que sabem do que estão fazendo. Comi uma torta de palmito que estava dos deuses.
 
 
Aqui vai um adendo. No Rio, geralmente o que está fora do eixo Copacabana-Ipanema-Leblon é mais barato. Tanto os hotéis, como os restaurantes, como os ambulantes. É que você acaba pagando pela vista e pelo glamour. Fica a seu critério e também fica a dica!
Parquinho da praça São Salvador
Parquinho da praça São Salvador

 
Pois bem, se seu filho ainda não é um apreciador da boa música, mas com o seu exemplo irá se tornar, tem um parquinho pra ele brincar com as outras crianças que estão por lá e também tem a praça pra ele correr.
 
Luizinho - praça São Salvador
Luizinho – praça São Salvador

 
Não deixe de tomar um famoso drink ou uma cerveja diferenciada na barraca do simpático Luizinho que já é famoso na praça.

Com que roupa?

Gente, o carioca é aquela pessoa que só se arruma mesmo, só se entope de maquiagem e sobe num salto, seja de que altura for, em último caso. Então, vá confortável. Se tiver no verão, então, vá seminua porque o calor é de rachar e a São Salvador lota de gente.
Lá, aos domingo, você ainda encontra várias barraquinhas que vendem artesanatos, como bijouterias, cadeira de madeiras, roupas, brinquedos fato a mano, dentre outras coisas. 
Te desejo um ótimo domingo na praça, tenho certeza de que você vai adorar. Depois me conta e quando postar sua foto, não se esquece de me marcar usando o @parissodeida e a #riobairroabairro.
Bjs
Até a volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.