Aquarius

Fonte: www.controversia.com.br
Aquarius: Sônia Braga

Você já foi à Recife, nêga? Então vá!
Mas não sem antes assistir ao belo filme de Kleber Mendonça Filho: Aquarius.
A começar pela belíssima atuação da Sônia Braga, que transmite uma sensibilidade, uma feminilidade e uma segurança com a sua personagem, Clara, que eu quero ser igualzinha a ela quando eu crescer. Inclusive com aquela cabeleira imensa e linda na mulher que tem mais de sessenta anos.
Como são lindos os traços de uma velhice que contam uma bela história. Sem muitos retoques, sem muitos botox, assim como a vida deve ser, correndo frouxo e a gente sendo levada por essa correnteza encantada.
Aquarius é quase um romance. Mas não entre duas pessoas, mas entre uma mulher e a sua própria vida, para a qual ela dá um imenso valor após superar um câncer.
É uma história que poderia ser a minha, a sua. Um enredo sem grandes sobressaltos,  mas de uma verdade, de uma profundidade e de uma sutiliza, que te faz rir, chorar, refletir, sentir raiva, compaixão, pena, amor… Tudo o que um bom filme requer.
Atentem para o almoço de família e na conversa entre mãe e filhos. Das cenas mais lindas, a meu ver.
Aquarius se passa no Recife,  que tem  sido pano de fundo para grandes obras da dramaturgia. A Veneza brasileira é palco de Justiça, atual série da rede Globo, escrita por Manuela Dias, que se você não estiver assistindo, pegue já no Globo Play, pois é imperdível.
Acho que é pelo sotaque pernambucano, que sempre dá um dramaticidade e um charme a mais nas palavras, mesmo quando os atores, eminentemente cariocas, dão umas escorregadas nos excessos de “A” após as vogais. Isso quem fala é o Antônio Prata em uma das crônicas do livro “Meio Intelectual, Meio de esquerda“.
Um apartamento em Boa Viagem é cenário para o desenlace do enredo de Aquarius e o apelo é o apego ao passado e a tudo o que foi seu. O filme é longo, mas te prende o tempo inteiro.
Ah! No final da sessão você pode ouvir aplausos e um sonoro “Fora Temer”, já que Aquarius tornou-se um dos ícones deste manifesto. Se você é a favor, aproveite, se não, ignore, vá lá e deleite-se com a sétima arte, que é o que a gente está precisando, de distrações.
Chega de falar, pois o resto vai ser spoiler e eu acho isso o ó.
Vai lá, não perde!

Você também pode gostar

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.